Archives: dezembro 17, 2021

Como realizar sua declaração à Receita

O Imposto de Renda 2022 é um tributo que tem que ser pago por todos os cidadãos brasileiros, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica. O mesmo será obrigado a declarar certa porcentagem à Receita Federal, caso você o seu rendimento tributável esteja acima de R$ 28.559,70. Se você recebeu menos do que isso, saiba que você está dispensado de realizar a declaração do imposto de renda.

O imposto de renda é um assunto muito importante a ser tratado e muito pesquisado por toda a população brasileira, pelo fato da mesma ser um imposto que financia atividades que organizam a sociedade, e que dão segurança ou que prestam serviços, em termos de saúde, cultura e educação.

Sendo assim, fizemos um artigo contendo todas as informações referente ao imposto de renda 2022. Tais como realizar a declaração, cálculo de pagamento e isenção. Por isso, se é a primeira vez que você vai realizar a sua declaração, leia atentamente as informações para que você não se atrapalhe na hora que estiver declarando esse tributo.

Declaração Imposto de Renda 2022

Como já foi dito anteriormente na introdução deste artigo, a declaração de imposto de renda trata-se de um tributo no qual será constado todos os seus ganhos regentes ao ano. Esta declaração é um imposto obrigatório para as pessoas físicas “IRPF” e pessoas Jurídicas “IRPJ” que são enquadradas nas seguintes condições:

  • Rendimentos tributáveis – Recebeu rendimentos tributáveis superior a R$ 28.559,70 reais;
  • Rendimentos isentos – Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente superior a 40 mil reais;
  • Ganhos de capital – Obteve, em qualquer mês, lucro na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência de imposto de renda, como imóveis vendidos com lucro;
  • Bolsa de Valores – Realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas comprando ou vendendo;
  • Atividade rural – Obteve receita bruta em valor superior a 142.798,50 reais com atividade rural;
  • Bens e direitos – Tinha, em 31 de dezembro do ano anterior da declaração, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a 300 mil reais.

Se você se enquadra em algum desses requisitos acima, saiba a seguir como realizar o cálculo do IRPF 2022 ou pague algum contador para realizar a sua declaração de imposto de renda 2022.

Pois a mesma é de suma importância e evitará que você entre em atrito com a Receita Federal, pois não realizando o pagamento você estará sujeito a multas e dívidas. Sendo assim, a partir do momento em que você não declara o seu nome fica com pendências e uma série de problemas pode decorrer a partir disso.

Como fazer o cálculo?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como realizar o cálculo do imposto de Renda, pelo fato do tributo trabalhar com valores altos, sendo assim muitos pagam para que profissionais da área façam o cálculo e toda a declaração IRPF.

Já outras tentam realizar a declaração anual pelas informações que o próprio site da receita federal disponibiliza. Sendo assim, para realizar o cálculo é preciso que você entre no site idg.receita.fazenda.gov.br, ir no setor de Downloads e baixar o Programa IRPF 2022. Sabendo que o cálculo é diferente para as pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Por isso fique atento na hora de realizar o cálculo, para não se confundir entre pessoa física ou jurídica e nem na hora de colocar os valores corretos no programa.


Saiba mais sobre o cronograma FIES

Muitos estudantes não conseguem pagar as mensalidades integralmente e por isso recorrem aos financiamentos estudantis. O FIES, sem dúvidas, é o melhor deles. Se você quer fazer a sua inscrição, então fique atento ao cronograma FIES 2022. O aluno que tem o cronograma FIES 2022 em mãos sabe como se programar melhor.

Mesmo com tantas instituições de ensino superior privadas, nem sempre é fácil pagar as mensalidades de forma integral e também não é tão fácil assim estudar em escola pública, infelizmente por causa da grande concorrência.

Ter uma alternativa de financiamento de mensalidade já ajuda muito quem está nessa situação. O FIES 2022 ou Fundo de Financiamento Estudantil é uma das alternativas mais indicadas para esses estudantes, principalmente por causa dos juros cobrados que são os mais baixos do mercado.

Quem pode solicitar o FIES?

Algumas exigências são feitas para que o aluno solicite o FIES. Veja quais são elas:

  • Ter realizado as provas do ENEM a partir de 2010;
  • Ter obtido nota acima de 450 pontos;
  • Não ter zerado na redação;
  • Possuir renda per capita de até 5 salários mínimos;
  • Apresentar garantias para os estudantes que pertençam a uma família que possua uma renda per capita de 1,5 até 3 salários mínimos.

Como é a divisão das modalidades do FIES?

Tentando entender como funciona o FIES 2022? O programa passou por uma reformulação recentemente e apresentou diversas vantagens para quem não tem condições de pagar as mensalidades integralmente.

Agora, esse financiamento é dividido em 3 modalidades e os juros podem ser zerados para quem mais necessita. As informações sobre o programa serão mais transparentes principalmente em relação aos juros que serão cobrados e haverá uma comissão que gerenciadora interministerial que governará todas essas mudanças.

Confira a seguir quais são essas modalidades:

Modalidade 1

Nesta modalidade, de acordo com as novas regras FIES, o financiamento será oferecido aos alunos que pertencem a uma família cuja renda per capita seja de até 3 salários mínimos. O aluno pagará as mensalidades respeitando o seu limite de renda. Quem mantém esse tipo de financiamento é o Fundo Garantidor com o aporte das instituições de ensino e da União.

Modalidade 2 e 3

Nestas modalidades, poderão se inscrever os alunos que pertencerem a uma família com renda per capita mensal de até 5 salários mínimos. A fonte de financiamento dessas modalidades será dos Fundos Constitucionais e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O cronograma FIES 2022 serve para que o estudante saiba com antecedência todos os prazos que deve cumprir como Inscrição FIES 2022, aditamento, entre outros.

Cronograma FIES 2022

O cronograma FIES 2022 ainda não foi divulgado oficialmente. É preciso aguardar, pois em breve novas informações serão divulgadas.

Em 2018, os alunos que tiveram suas mensalidades financiadas no programa tiveram que seguir o seguinte cronograma:

  • 19/02 a 02/03: Inscrições nas modalidades FIES e P-FIES;
  • 05/03: Resultado da pré-seleção e lista de espera;
  • 12/03: Resultado da pré-seleção para a modalidade P-FIES;
  • 06/03 a 08/03: Complementação de inscrição no FIES Seleção de alguns candidatos pré-selecionados;
  • 06/03 a 30/03: Período de complementação de informação pelos candidatos que estavam na lista de espera e que foram pré-selecionados.

Contato FIES

Você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o cronograma FIES 2022 entrando em contato:


Tabela INSS 2022: Calendário de Pagamento Atualizado!

Todos os meses, é descontado do salário do trabalhador, taxas de impostos que devem ser pagos, e um deles é o INSS. Para se manter sempre informado sobre a sua contribuição, você deve ficar atento à tabela INSS 2022. Saiba aqui quais alterações foram feitas na tabela INSS 2022 e todas as informações sobre sua contribuição.

Tabela INSS 2022

O INSS é uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. E todo o trabalhador brasileiro deve fazer sua contribuição mensal à Previdência Social.

Este órgão é responsável pelos pagamento das aposentadorias aos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência, a qual funciona como um seguro ao contribuinte quando seu tempo de trabalho excede, ou seja, garante um benefício, segundo a arrecadação, quando o trabalhador se torna aposentado.

A Previdência Social garante:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade e invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional;
  • 13º salário;
  • Entre outros benefícios.

A contribuição varia de acordo com o salário de cada trabalhador. Para ficar atento à esse recolhimento e descontos que são feitos do seu salário, você deve consultar a Tabela INSS 2022.

O valor de cada contribuição, varia entre 5 a 10% do valor total do seu salário. O valor que você paga é usado para pagar a aposentadoria de alguém que já está aposentado, e quando você se aposentar, este dinheiro lhe será revertido através do pagamento da sua aposentadoria.

Só com a tabela INSS 2022 é que você tem acesso aos valores atualizados de quanto deverá ser descontado do seu salário e consequentemente, estar ciente quanto você está contribuindo à previdência.

Há diferenças na tabela de acordo com cada salário, como já dissemos anteriormente. Para esclarecer, confira a tabela de contribuição mensal:

  • Tabela para Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso
  • Tabela para Contribuinte Individual e Facultativo

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Em 2016, a Previdência divulgou novas regras e atualizações para quem deseja dar entrada na aposentadoria, e a Aposentadoria por Tempo de Contribuição foi uma delas.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição é um benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.

Os requisitos para solicitar a Aposentadoria por Tempo de Contribuição são:

  • Não há idade mínima;
  • Tempo total de contribuição;
  • 35 anos de contribuição (homem);
  • 30 anos de contribuição (mulher);
  • 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

Há também outra opção para quem deseja se aposentar mas não atingiu os anos exigidos pela nova atualização da Previdência, através da Aposentadoria Proporcional.

Para se aposentar com essa categoria, os requisitos são de 25 anos se mulher, e a partir dos 30 anos de contribuição, se homem. Além de ser exigido ter idade 48 e 53 anos respectivamente.

O trabalhador também deve pagar um pedágio de 40% do tempo que faltava para se aposentar na época da promulgação da emenda, ou seja, em 15/12/1998.

Este pedágio não será levado em conta, caso você deseje se aposentar integralmente por tempo de contribuição, ou seja, com 30 anos se mulher, e 35 se homem.

Para maiores informações, leia este post sobre Aposentadoria Proporcional e tire todas suas dúvidas.

Como Pagar INSS como Autônomo: Saiba como fazer!

Se você não é funcionário de nenhuma empresa, mas sim, autônomo, você não fica impedido de contribuir ao INSS. Se você é autônomo e ainda não faz sua contribuição, saiba agora como fazer e regularize sua aposentadoria para lhe garantir todos os benefícios futuramente.

Para se encaixar na opção de autônomo no INSS, você deve exercer atividade de serviços por conta própria ou prestar serviços de natureza eventual em empresas sem vínculo empregatício.

Você deverá procurar a agência da Previdência Social mais próxima de você. No atendimento você deverá solicitar a sua contribuição ao INSS. Para isso será necessário a comprovação de atividade remunerada para terceiros. Você pode pagar de acordo com a remuneração mensal que você receber.

Para maiores informações, acesse o post que te explica como pagar INSS como autônomo e regularize sua situação com a Previdência Social.

INSS Contribuinte Individual e Facultativo

A forma de contribuição para o INSS nos casos de Contribuinte Individual e Facultativo poderá se dar de duas maneiras: pelo plano normal de contribuição ou pelo plano simplificado de contribuição.

Tanto o Contribuinte Individual quanto o Facultativo deverão utilizar os códigos específicos de recolhimento para cada uma das categorias. Além de poder fazer os recolhimentos de forma mensal ou trimestral, seguindo as recomendações propostas pela Previdência.

O Contribuinte Individual é todo aquele que pode exercer alguma atividade de serviço prestado, mas não tem relação de emprego com nenhuma empresa.

Pode caracterizar-se como segurado facultativo, a pessoa maior de dezesseis anos de idade que não exerça atividade remunerada que a enquadre como segurado obrigatório da previdência social.

Pra saber quem se encaixa em cada categoria de individual ou facultativo, acesse este link do DataPrev que irá te mostrar cada definição.

Consultar Valor do INSS 2022 Online

O Extrato de Pagamento é um documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores e a data de pagamento do benefício. Pela Internet é possível emitir o último extrato disponível. Para períodos anteriores, procure uma agência da Previdência Social.

Os bancos também disponibilizam este serviço nos caixas eletrônicos, bastando utilizar o cartão e a senha que você já utiliza para receber o seu benefício.

Para emitir o extrato, clique na imagem a seguir e digite nos campos, a informação que se pede:

Veja a tabela de pagamento do benefício, e fique atento à data do seu recebimento:

Como Aposentados Devem Declarar o Imposto de Renda?

A declaração do imposto de renda deve ser feita todos os anos, porém a declaração de quem é aposentado é diferenciada das demais.

A Previdência Social é quem define a data da declaração do imposto, então, você deve ficar atento à data estipulada para não perder a data e acarretar em problemas.

Para fazer a declaração, é necessário informar o extrato do seu benefício, além de outras informações. Para acessar seu extrato, siga a nossa dica que mostramos no tópico a cima.

Há casos, que se tornam isentos do imposto de renda, segundo mostra a Previdência Social. São eles:

  • Isentos a pensão e proveitoso para luz para pensionistas ou inativos que completar em 65 anos de idade;
  • Essa isenção é válida desde que não ultrapasse o valor estabelecido para o ano-calendário;
  • O valor que exceder àquele que foi estabelecido, estará sujeito à incidência do imposto sobre a renda na fonte e na declaração;
  • Os demais rendimentos recebidos pela pessoa física, inclusive os aluguéis, estarão sujeitos à tributação pelo imposto sobre a renda da pessoa física.